Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mosquito sem Travões

Mosquito sem Travões

Pessoas comuns, ídolos improváveis... o Sr. "Adriano" do Restaurante!

cooking-fork-spoon-knife-simple-black-white-free-vector (2).jpg

Hoje vou falar-vos do Sr. "Adriano".

Na verdade não sei se se chama assim, mas o restaurante onde ele trabalha tem este nome, pelo que assumi que poderá ser o mesmo!

O Sr. "Adriano" merece um lugar nesta rúbrica, porque a sua maneira de agir é diferente de qualquer outro servente de restaurante que eu já vi e, de tão diferente, chega a ser muito engraçada e um exemplo para todos nós, que trabalhamos no atendimento ao público!

Chegámos ao restaurante e ainda havia algumas mesas vazias. Como habitual, começámos por perguntar se nos podíamos sentar, e o Sr. "Adriano" rapidamente nos encaminhou para uma mesa qualquer, com uma expressão, que a príncipio me pareceu antipática, mas depois percebi que era normal.

Já sentados, começámos a ver o que estava na lista, mas quando o Sr. "Adriano" chegou, quisemos perguntar algumas dúvidas relativamente aos pratos e... Eis que com ar verdadeiramente descontraído responde: "Está na lista. Está tudo na lista!". Perguntámos sobre o vinho, se tinha algum verde tinto, já que é o único que os meus pais gostam, mas ele continuava com o seu ar apático e pacífico a responder "Está na lista! Está tudo na lista!".

Apresentava-se com o traje típico de servente: camisa branca, calça preta e avental preto. Aparentava ter à volta de 50 e tal anos, 1.70 m, estatura média e tinha o cabelo preto curto. Trazia um bloquinho de apontamentos e uma caneta e, em posição confortável, com a cabeça ligeiramente inclinada sobre o ombro, estava à espera de registar os pedidos no seu caderninho, quando finalmente nós decidíssemos o que escolher. Comecei a observar os seus gestos e achei que aquela demasiada calma que o Sr. "Adriano" transmitia, escondia o stress que devia sentir por atender os clientes, sempre indecisos e sempre a fazer perguntas, às quais a resposta a poderiam facilmente encontrar... na lista! 

Achei realmente o Sr. "Adriano" uma pessoa engraçada, porque eu que trabalho no atendimento ao público, sou muito mais emotiva. Nunca conseguiria ter aquela calma e apatia! O Sr. "Adriano" é o verdadeiro exemplo de alguém que "não stressa" com os clientes. Está sempre tudo na lista, só tem que registar os pedidos e servir, sem dar grande confiança! E a verdade, é que assim corre sempre tudo bem!

Quando todas as mesas ficaram ocupadas, continuavam a chegar clientes a perguntar se podiam almoçar, mas o Sr. "Adriano", com o seu ar descontraído, limitava-se a dizer "Não temos mesa. Muito obrigado!". E as pessoas seguiam o seu caminho à procura de outro restaurante. Não havia confusões nem filas de espera! Eu achei engraçada a situação, porque sei que, em qualquer outro sítio, teriam dito às pessoas para esperar, nem que isso significasse 1 ou 2 horas de espera! Mas no restaurante do Sr. "Adriano" não! Assim, os clientes podiam almoçar descansados, sem sentir o stress de saber que haviam pessoas à espera de mesa, e, o Sr. "Adriano" continuava a desempenhar o seu trabalho normalmente, com toda a calma que o caracteriza.

A verdade é que a comida estava mesmo óptima! Deliciámo-nos verdadeiramente! Usufruímos de uma refeição verdadeiramente pacífica e saborosa, muito graças ao Sr. "Adriano", que continuava a "despachar" clientes atrás de clientes, por já não ter mesas livres.

Não tenho dúvidas que quero voltar lá mais vezes, porque realmente é um excelente restaurante! A comida é muito boa e muito em conta! Vale a pena conhecer!

E quem atende ao público, consegue perceber, tal como eu, que a calma do Sr. "Adriano"  é uma espécie de arma de defesa contra todas as situações desagradáveis que todos os dias temos que ultrapassar, por darmos alguma "confiança" aos clientes! É um exemplo!

E, por tudo isto, também eu fiquei fã do Sr. "Adriano".

 

MST

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post